quinta-feira, 17 de maio de 2018

O Que É o Arquivo? — Laboratório arte/arquivo



O Que É o Arquivo? — Laboratório arte/arquivo
Vários autores*

Edição de Inês Sapeta Dias, Maria do Mar Fazenda e Susana Nascimento Duarte

ISBN 978-989-8902-15-3 | EAN 9789898902153

Edição: Março de 2018
Preço: 16,98 euros | PVP: 18 euros
Formato: 16 x 22 cm (brochado, com cartaz no interior)
Número de páginas: 272 (a cores)

Edição bilingue: português-inglês

[com o Arquivo Municipal de Lisboa — Câmara Municipal de Lisboa]


Artistas e curadores, arquivistas, historiadores ou investigadores juntaram-se em mesas de trabalho e exploraram as relações entre o Arquivo e a Arte.

*Textos de [A] Ana Gandum, André Guedes, António Guerreiro, Delfim Sardo, José Luís Neto, Maria Filomena Molder, Patrícia Leal e Pedro Lagoa; [B] Ana Bigotte Vieira, André Amálio, Daniel Barroca, Filipa César, João Oliveira Duarte, José Manuel Costa, Liliana Coutinho e Nuno Faria.

Este livro reúne um conjunto de textos que resultam das intervenções no primeiro laboratório do ciclo de encontros O que é o Arquivo?, organizado pela Câmara Municipal de Lisboa | Arquivo Municipal de Lisboa — Videoteca, com curadoria de Inês Sapeta Dias, Maria do Mar Fazenda e Susana Nascimento Duarte, que teve lugar no Museu Calouste Gulbenkian — Colecção Moderna, em Lisboa, nos dias 23, 24 e 25 de Março de 2017.

Ao longo de três dias, artistas e curadores, arquivistas, historiadores ou investigadores juntaram-se em mesas de trabalho e exploraram as relações entre o Arquivo e a Arte, contribuindo para um mapeamento desse encontro a partir da produção artística contemporânea portuguesa. O trabalho de edição desta publicação partiu da transcrição dessas sessões e interveio nos textos de modo partilhado com os autores, mantendo as marcas da oralidade das apresentações. Do laboratório fez ainda parte uma mesa-redonda em que se procurou traçar uma sintomatologia do Arquivo no campo onde este se cruza com as Artes. As afinidades inesperadas que surgiram entre as intervenções no encontro determinaram a estrutura deste livro com duas possíveis entradas de leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário