sábado, 20 de abril de 2013

«Un Certain Malaise», de Rodrigo Amado


Un Certain Malaise
Rodrigo Amado
Texto de Gonçalo M. Tavares

Posfácio de João Pinharanda

ISBN: 978-989-8618-03-0 bilingue (português|inglês)
Preço: 33,02 euros | PVP: 35 euros
Formato: 30×24 cm (encadernado)
Número de páginas: 52 (a 4 cores)

[ Em colaboração com a Fundação EDP ]




Desta edição única foram impressos 500 exemplares, 

todos numerados e assinados pelo autor.



Embora registando espaços interiores, exteriores ou abrindo-se ainda a elementos fragmentares de uma natureza fragilizada pela mão do homem, embora fixando lugares  distantes e distintos na geografia política e cultural da Europa, embora descobrindo corpos diferentes entre si (mas todos em trânsito entre um mundo de sombras e um campo de silêncios), o conjunto de duas dezenas de fotografias  de Rodrigo Amado estabelece um percurso urbano que podemos imaginar coeso. Como se as imagens coleccionadas nos levassem a percorrer (vendo, ouvindo, agindo) as diferentes cidades que existem numa mesma cidade subjectiva. E há estratégias de fixação imediata (visual) do tema e estratégias de desenvolvimento sequencial (narrativo/musical) desse mesmo tema que Rodrigo Amado explora — poderemos perceber melhor os sentidos destas imagens sabendo que Os Passos em Volta, de Herberto Helder, foi a obra de onde partiu e aonde chegou esta sua viagem interior. 

Do «Posfácio» de João Pinharanda


Rodrigo Amado
(Lisboa, 1964) estudou saxofone desde os 17 anos, tendo desenvolvido uma intensa actividade entre o jazz e a música improvisada. Para além do seu envolvimento na cena internacional do jazz de improvisação Rodrigo Amado tem-se dedicado à fotografia, expondo o trabalho reproduzido neste livro na Fundação EDP, no final de 2012.


Sem comentários:

Enviar um comentário