segunda-feira, 23 de junho de 2014

«Os Trabalhos de Persiles e Sigismunda», de Miguel de Cervantes


Os Trabalhos de Persiles e Sigismunda 
Miguel de Cervantes 

Tradução, introdução e notas de José Bento 
Imagens de José Pedro Croft 

ISBN: 978-989-8566-55-3 


Preço: 26,89 euros | PVP: 28,50 euros 
Formato: 15,5x21,5 cm (brochado, com badanas) 
Número de páginas: 432 (12 reproduções a cores)

procure-o na sua livraria habitual


«Andam o amor e o temor tão unidos que, para onde quer que volteis a cara, vê-los-eis juntos; e o amor não é soberbo, como alguns dizem, mas humilde, agradável, e manso; tanto, que costuma perder aquilo a que tem direito para não dar desgosto a quem quer bem.» [ Cervantes, Os Trabalhos de Persiles e Sigismunda 

Os Trabalhos de Persiles e Sigismunda, considerado por Cervantes a sua melhor obra, era há muito anunciado em livros anteriores, como D. Quixote. Publicado um ano após a sua morte, este texto narra a longa viagem de dois príncipes nórdicos enamorados que se fazem passar por irmãos. Cruzando mares povoados de ilhas, do Norte da Europa até Lisboa, aventuram-se em peregrinação a Roma, seguindo por terra os caminhos do Sul. Dos trabalhos passados dão conta as muitas personagens principais e secundárias que os acompanham na sorte adversa e na fortuna. 

Miguel de Cervantes (1547-1616) nasceu em Alcalá de Henares. Em 1566 a sua família fixou-se em Madrid. Daí Cervantes fugiu para Itália, para escapar à pena por ter participado numa rixa. Pouco depois, alistou-se como soldado e, em 1571, lutou na batalha de Lepanto, tendo perdido o uso da mão esquerda. Em 1575, no regresso a Espanha, foi feito prisioneiro pelos turcos e levado para Argel onde esteve cativo durante sete anos; só em 1577 pôde regressar. Foi romancista, poeta e dramaturgo.


Sem comentários:

Enviar um comentário