quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Sinfonia do Desconhecido II


Sinfonia do Desconhecido II 
Symphony of The Unknown II 

Nuno Cera 
Textos de George Kafka, Julia Albani, Joaquim Moreno, Nuno Cera, Nuno Crespo, Mirko Zardini e Susana Ventura 

ISBN 978-989-9006-94-2 | EAN 9789899006942 

Edição: Agosto de 2021 
Preço: 16,98 euros | PVP: 18 euros 
Formato: 16,5 × 24 cm (encadernado, com cinta) 
Número de páginas: 192 (a cores) 

Com a UCP / Escola das Artes / CITAR 

Edição bilingue: português-inglês


O trabalho de Nuno Cera caracteriza-se por uma atenção às imagens e aos modos como são construídas. […] É como se a sua ambição fosse transportar-se para o interior das imagens e, a partir dessa posição secreta, entender a sua fisionomia íntima. 
[Nuno Crespo] 

Livro publicado por ocasião da exposição Sinfonia do Desconhecido II, Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa, Porto, de 7 de Maio a 25 de Junho de 2021. 



A ideia para a segunda parte da Sinfonia surgiu numa viagem a Itália no Verão de 2019: passei por Urbino e, além de visitar os incríveis espaços do centro histórico renascentista e interessado na obra do arquitecto Giancarlo De Carlo (1919- -2005), fui ver as suas residências universitárias um pouco fora do centro, o Collegio del Colle. Um projecto, ainda hoje, revolucionário, concebido nos anos sessenta, para criar um campus-cidade que promova uma arquitectura participativa e uma sociedade mais activa. Senti que era um local quase esquecido, ou pouco conhecido fora dos círculos da história da arquitectura — um espaço com propostas muito interessantes e relevantes para observar e revisitar. Também era muito importante que os três locais da segunda parte da Sinfonia do Desconhecido tivessem funções muito diferentes da primeira. Ou seja, depois das grandes estruturas de habitação colectiva, seguem-se edifícios da cultura e do conhecimento, de funções públicas: um arquivo, a Torre do Tombo em Lisboa (1980-1990, de Arsénio Cordeiro); umas residências universitárias, o Collegio del Colle em Urbino (1963- -1985, de Giancarlo De Carlo); e uma cidade da cultura, a Cidade da Cultura de Galicia em Santiago Santiago de Compostela (2001-2012, parcialmente construído segundo o plano inicial, de Peter Eisenman). 
[Nuno Cera]

Sem comentários:

Enviar um comentário