quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Retórica Mediatizada – A Comunicação Persuasiva através dos Media

Retórica Mediatizada – A Comunicação Persuasiva através dos Media
Beatriz Gil, Enio Soares, Fabrizio Macagno, Francisca Amorim, Giovanni Damele, Ivone Ferreira, Jorge Veríssimo, Maria Luísa Malato, Rosalice Pinto, Samuel Mateus, Teresa Mendes Flores
Organização de Samuel Mateus e Ivone Ferreira 


ISBN 978-989-568-015-3 | EAN 9789895680153 

Edição: Dezembro de 2022 
Preço: 15,09 euros | PVP: 16 euros 
Formato: 16 × 22 cm (brochado) 
Número de páginas: 200 Com a SOPCOM



Este livro apresenta diferentes manifestações retóricas contemporâneas que ocorrem em sociedades amplamente mediatizadas. E demonstra que a retórica — enquanto técnica de comunicação persuasiva — persiste nos dias de hoje como uma referência incontornável dos media.




O que têm em comum o anúncio de publicidade, o soundbite político, as redes sociais ou a comunicação organizacional? Em qualquer dos casos, estamos perante fenómenos que envolvem processos persuasivos. Por outras palavras, são ações retóricas que visam convencer-nos a respeito de alguma coisa acerca do mundo.

[…] tal como persuadimos através do discurso verbal (este é o sentido da retórica antiga), também persuadimos por intermédio de processos discursivos não-verbais, que incluem frequentemente os dispositivos tecnológicos de mediação simbólica (os media, no sentido anglo-saxónico da palavra). Se pretendemos compreender, na íntegra, como discutimos, convencemos e argumentamos as nossas visões do mundo, ideias ou opiniões, temos necessariamente de incluir como o fazemos através dos media, dada a sua centralidade e omnipresença nas sociedades.

[…] assumir a mediatização da retórica significa não apenas que os media alteram os seus alicerces, introduzindo alterações na valorização dos diferentes cânones, […] como implica considerar que os media representam um potencial persuasivo radicalmente singular quando comparado com a palavra falada na assembleia. […] A extensão espacial e temporal permitida pelos dispositivos tecnológicos de mediação simbólica introduz mutações críticas nos processos de persuasão nas sociedades de massas de que é apenas um exemplo a constante repetição de anúncios de publicidade, várias vezes por dia, em diferentes meios de comunicação social e ao longo de semanas.

[Samuel Mateus e Ivone Ferreira]

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