segunda-feira, 6 de agosto de 2012

«Com os Loucos», de Albert Londres, por Ana Cristina Leonardo



«[...]
"Com os Loucos" é o quarto título da Sistema Solar, chancela lançada pela anterior equipa da Assírio & Alvim. Traduzido por Aníbal Fernandes, o livro tem todas as razões para ser apetecível: o editor, o tradutor... e o autor.
Albert Londres (1884-1932) foi um caso sério do jornalismo francês, cognome oficial "príncipe dos repórteres". Na apresentação de "Com os Loucos" assinada por Aníbal Fernandes, como sempre um valor acrescentado, reproduz-se este retrato: "Na sua carreira não isenta de quixotismo procurar-se-ia em vão uma reverência ao dinheiro, uma deferência para com os que governam ou financiam, a docilidade perante as ordens e as recomendações, a aceitação dos factos consumados e dos poderes estabelecidos, a fuga perante as responsabilidades."
[...]
Lê-se "Com os Loucos" e vão caindo por terra todas as supostas leis (invioláveis e maçadoras) do jornalismo de reportagem. Londres parece errático. Londres troca o realismo pela notação impressionista. Londres toma partido. Londres prefere a verdade à objectividade. Londres não conta histórias (cliché que servirá à exaustão de álibi à mediocridade e à falta de assunto), Londres vê - e o talento que é preciso para ver!» 

LER NA ÍNTEGRA


Ana Cristina Leonardo, «Oh, psiquiatria!», «Actual» / Expresso, 4 de Agosto de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário