sexta-feira, 28 de abril de 2017

Manuel António Pina – Uma pedagogia do literário I Rita Basílio


Manuel António Pina – Uma pedagogia do literário

ISBN: 978-989-8834-29-4

Edição: Março de 2017

Preço: 22,64 euros | PVP: 24 euros
Formato: 14,5x20,5 cm [brochado]
Número de páginas: 344



Este não é apenas um texto entre outros publicados e por publicar, pretéritos e futuros, sobre a obra poética de Manuel António Pina. O ensaio de Rita Basílio é o livro que faltava, que era urgente escrever, sobre essa obra […] Com um rigor analítico expressivo da paixão pelo objecto de análise, Rita Basílio restitui-nos em toda a sua complexidade a grandeza desta poesia ao mesmo tempo tão simples e sempre tão bela, desta voz «pós-pessoana» (Eduardo Lourenço) exterior às correntes e genealogias poéticas modernas. O presente ensaio, longe de se arrogar a última palavra sobre a poesia de Manuel António Pina, explicitamente pretende suscitar outras percepções, outras leituras teóricas dessa obra. Mas ele perfila-se desde já como a exigente fasquia com que tais leituras terão doravante de medir-se. [Sousa Dias]

Parto da hipótese que me põe à prova: a de ler uma pedagogia do literário em Todas as Palavras de Manuel António Pina. O autor não se interessa pelas grandes teorias do saber, pelas grandes correntes literárias, pelos conceitos e técnicas maiores, interessam-lhe as relações que, nos e pelos textos, se estabelecem com a língua e com a memória, com a morte e com a infância, com o mundo e com o silêncio. É o menor (esclarecer-me-ei teoricamente com Deleuze) o domínio epistemológico da aprendizagem do literário que esta obra solicita.
É sempre a meio de um lugar aberto por um talvez, um como se, que as hipóteses se ligam à possibilidade de experimentar saber para além – ou para lá – do que é sabido.
Ensaio, neste estudo, alguns modos de dar resposta à solicitação que em Todas as Palavras é aprendizagem de um pensamento sobre a própria literatura, sobretudo enquanto processo que agencia publicamente um não-saber, «um vazio privado» que, por isso mesmo, «há-de querer facultar-se», solicitando acesso. […] [Rita Basílio]

Rita Basílio nasceu em Leiria em 1972. Investigadora. Publicou, entre outros, o livro Mário de Sá Carneiro – Um Instante de Suspensão (2008). Trabalha actualmente sobre a literatura para crianças de Manuel António Pina.

Sem comentários:

Enviar um comentário