quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Xabregas City I João Paulo Feliciano


Xabregas City
João Paulo Feliciano

Textos de Jorge Gaspar, Sérgio Mah

ISBN: 978-989-8834-91-1

Edição: Novembro de 2017
Preço: 28,30 euros | PVP: 30 euros
Formato: 24 x 39 cm (encadernado)
Número de páginas: 200 (a cores)

[ Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia do Beato, Cristina Guerra Contemporay Art ]

Edição bilingue: português-inglês



São fotografias para serem visitadas e viajadas.

Este livro reúne 1404 fotografias (de um total de 8300 fotografias, todas elas tiradas com iPhone, que foram sendo seleccionadas e publicadas no Instagram e no Facebook entre 9 de Novembro de 2015 e 22 de Novembro de 2016) da zona oriental de Lisboa. A ordem das fotografias reproduz a sequência cronológica da sua publicação original. Estas fotografias foram expostas no Ar.Co, em Xabregas, Lisboa, entre 10 de Março e 20 de Maio de 2017.


O inquérito-expedição levado a cabo por João Paulo Feliciano na Lisboa Oriental e que está sintetizado neste conjunto de fotografias abre-nos múltiplas janelas para aquele espaço fascinante, encriptado nas suas complexas geometrias. […]
São patentes as narrativas poéticas, que não só proporcionam leituras como experiências. São fotografias para serem visitadas e viajadas. 
[Jorge Gaspar]

Desde o início da sua trajectória artística, nos anos finais de 1980, que o trabalho de João Paulo Feliciano se tem distinguido pela persistente exploração dos limites e possíveis intersecções entre as condições materiais e discursivas da prática artística e diferentes aspectos da cultura urbana e popular. O que é da arte e o que é da vida equivalem-se, o que é específico e o que é transversal complementam-se […]. 
[Sérgio Mah]



João Paulo Feliciano (Caldas da Rainha, 1963). Artista visual e músico, é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Lisboa. Um percurso muito pouco linear tem levado João Paulo Feliciano a experimentar múltiplos campos de expressão, diversas formas artísticas e até diferentes actividades. No entanto é a partir do seu trabalho como artista plástico que Feliciano tem afirmado o essencial da sua linguagem.
Na sua obra encontramos instalação, objectos, pintura, desenho, fotografia, vídeo, luz, som, música, design gráfico, arquitectura, performance
Em 2009, em conjunto com o seu irmão Mário Feliciano, criou o Real Combo Lisbonense – uma orquestra de música de dança. Entre 2015 e 2016 realizou o projecto Xabregas City, um importante levantamento fotográfico da zona oriental de Lisboa, publicado online e agora em livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário