segunda-feira, 16 de maio de 2016

In Principio – A Bíblia Medieval em diálogo com a pintura de Ilda David



In Principio – A Bíblia Medieval em diálogo 
com a pintura de Ilda David
José Mattoso, Xavier van Binnebeke, Luís Correia de Sousa,
José Tolentino Mendonça, Teresa Duarte Ferreira,
Ana Cristina de Santana Silva, Lígia de Azevedo Martins

ISBN: 978-989-8834-21-8

Edição: Abril de 2016

Preço: 18,87 euros | PVP: 20 euros
Formato: 17 × 22 cm [brochado]
Número de páginas: 120, a cores

[Em colaboração com a Biblioteca Nacional de Portugal]


Esta obra foi publicada por ocasião da exposição «A Bíblia Medieval – do Românico ao Gótico (sécs. XII-XIII) – em diálogo com a pintura de Ilda David», organizada pela Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e pelo Instituto de Estudos Medievais, com a curadoria de Luís Correia de Sousa e o apoio da Fundação EDP, e que decorreu na BNP, entre 16 de Fevereiro e 21 de Maio de 2016.

«Ao reunir numa exposição as Bíblias medievais que existem em Portugal, em acervos públicos, a Biblioteca Nacional dá voz a esses vestígios privilegiados do passado. Convida-nos a escutá-los, não tanto para compreender intelectualmente a história que contam, como para recriar as emoções que outrora lhes deram vida. Para isso é preciso uma certa iniciação.
Mas, uma vez vivido o sagrado, os fragmentos que o materializam não cessam mais de desafiar o desejo. Chamam-nos para mostrar aspectos novos da sua mensagem e convidam-nos a sentir a sua unidade. As obras de Ilda David, expostas com as Bíblias medievais, representam uma ressonância contemporânea, concreta, igualmente palpável, como os próprios códices, da mensagem divina, mediante a leitura que ela fez. Convidam-nos a experimentar o nosso «silêncio de leitura», ou seja, a deixar que a semente do verbo interior frutifique em imagens ou sons, e, por meio deles, alimente a nossa comunhão com Deus.» [José Mattoso]

Sem comentários:

Enviar um comentário