sexta-feira, 28 de abril de 2017

Imagens em Fuga – os fantasmas de François Truffaut I José Bértolo



Imagens em Fuga – os fantasmas de François Truffaut
José Bértolo


ISBN: 978-989-8834-65-2


Edição: Dezembro de 2016

Preço: 12,26 euros | PVP: 13 euros
Formato: 16x22 cm [brochado, com badanas]
Número de páginas: 96

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Explorando dinâmicas complexas entre corpo e imagem, realidade e sonho, matéria e fantasma, as personagens de François Truffaut reflectem a instabilidade ontológica própria do cinema, que, como identificou Derrida, se concretiza na aparição e na desaparição de imagens fixas. Persiste a imagem em fuga no ecrã, a que os filmes em estudo neste livro parecem reportar-se por meio da ficção.

«Os filmes que ocupam o centro da minha reflexão – La mariée était en noir (A Noiva Estava de Luto, 1968), La sirène du Mississipi (A Sereia do Mississipi, 1969), L’histoire d’Adèle H. (A História de Adèle H., 1975) e La chambre verte (O Quarto Verde, 1978) – são, porventura, os filmes de Truffaut em que as figuras de representação se manifestam mais concretamente como chaves-mestras de descodificação, abrindo a porta a um entendimento mais apurado dos filmes. Esta abordagem crítica assenta, porém, num pensamento teórico necessariamente mais vasto, e mais ou menos implícito, sobre o que é – ou pode ser – o cinema. Por esta razão, acompanhará o estudo dos filmes de Truffaut uma reflexão sobre questões como a fixidez e o movimento, a realidade e a representação, e ideias de materialidade (das efígies, dos corpos, do cinema).
Interessa-me sugerir que, através de diferentes procedimentos narrativos e figurais, os filmes de Truffaut exploram uma série de ideias relacionadas com a conceptualização do cinema enquanto meio de representação ontologicamente instável, que se constrói convocando em simultâneo a realidade física e a espectralidade do mundo.» [José Bértolo]

José Bértolo desenvolve o doutoramento no Programa Internacional em Estudos Comparatistas PhDComp (Universidade de Lisboa, Universidade Católica de Lovaina, Universidade de Bolonha). Enquanto investigador do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras de Lisboa, tem desenvolvido investigação nas áreas dos estudos fílmicos e das relações entre o cinema e outras artes, com especial incidência em questões de representação e figuração, ontologia e materialidade da imagem de cinema. Integrou a comissão editorial da revista electrónica Falso Movimento e editou, com Clara Rowland, A Escrita do Cinema: Ensaios (Documenta, 2015).

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