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Pedro Saraiva
Texto de Maria João Gamito
ISBN: 978-989-8566-53-9
Edição: Abril de 2014
Preço: 14,15 euros | PVP: 15 euros
Formato: 15x21 cm (brochado)
Número de páginas: 112 (a cores)
[ em colaboração com a Fundação Carmona e Costa ]
A caixa com as inscrições 1602B.CS é tudo o que resta da vida e da obra de Panero. Mesmo sabendo que a vida se cumpriu inteiramente na escrita que a escreveu, mesmo sabendo que a obra — ou o que dela se conhece, e foi tudo o que aconteceu — cabe na caixa que agora vemos e de onde nunca saiu, aquilo a que assistimos, indiferentes ao que sabemos, é à invenção do impulso que, entre reflexos e citações, recupera a memória dos lugares que antecedem a criação dos museus e, mais recentemente, a norma asséptica do cubo branco.
Na invenção desse impulso, Pedro Saraiva é o coleccionador e o autor de uma metaficção — ficção (da obra e do autor) dentro da ficção (da arte) — onde a privacidade e o anonimato se confundem, como, em cada uma das ficções que a constituem, se confundem o artista e a obra, o autor e o coleccionador. Idem per idem. [Maria João Gamito]
Pedro Saraiva (Lisboa, 1952) vive e trabalha em Lisboa. Artista plástico representado em colecções particulares e públicas (Galeria Redies, Centro Cultural de Almansil, Casa-Museu Teixeira Lopes, Museu de Catania/Itália, Museu Municipal de Sintra, Secretaria de Estado da Cultura, Faculdade de Direito, Casa da Cerca, UNISYS, PLMJ – Soc. Advogados, Fundação Carmona e Costa, Banco Comércio e Indústria, Ministério dos Negócios Estrangeiros, etc.), nacionais e estrangeiras.
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