terça-feira, 16 de junho de 2015

A Composição do Ar – Coleção permanente e outras obras I Nuno Faria, Eglantina Monteiro e Emília Tavares



A Composição do Ar – Coleção permanente e outras obras
Nuno Faria, Eglantina Monteiro e Emília Tavares

Edição bilingue – português/inglês

ISBN: 978-989-99307-7-3

Edição: Maio de 2015

Preço: 14,15 euros | PVP: 15 euros
Formato: 16 x 24 cm
Número de páginas: 160 (a preto e branco e a cores)

[ Co-edição: A Oficina – CIAJG ]

«Representar o ar, ou seja, representar aquilo que não se vê, é, talvez desde tempos de que já não nos lembramos, uma das aspirações da prática artística. O ar é matéria e meio. É matéria (vital) sem estrutura, sopro sem corpo. É um meio: transporta coisas, engendra ideias, faz-se respirar. A tentação do ar é também uma aspiração ao voo, uma fuga ao peso, a superação da gravidade. Subir acima do horizonte para ver mais e melhor. Se pensarmos bem, o ar é aquilo que nos liga – na mais integral aceção da palavra ligação – aos corpos, às coisas, aos objetos em geral. À ínfima camada de ar, impalpável e imperscrutável, que envolve um objeto, de arte ou não, chamamos aura. Trata-se de uma qualidade inexplicável que algumas coisas transportam e que as transforma em objetos de desejo, em coisas amadas e contempladas. No CIAJG os objetos atravessam o tempo e cruzam fronteiras para estabelecerem encontros cujo sentido é mais ou menos evidente, mais ou menos visível.» [ Nuno Faria ]

Catálogo publicado por ocasião da exposição «A Composição do Ar – Colecção permanente e outras obras», apresentada na Plataforma das Artes e da Criatividade / CIAJG, Guimarães, de 26 de Julho a 12 de Outubro de 2014.

O CIAJG reúne peças oriundas de diferentes épocas, lugares e contextos em articulação com obras de artistas contemporâneos. Ao longo de um percurso pelas oito salas que constituem o piso 1 do edifício, os visitantes poderão rever alguns dos ex-libris das colecções, mas também descobrir novas peças que integram as constelações de objectos e imagens organizadas a partir de tipologias como: arcaico/contemporâneo; acontecimento/história; estranho/familiar; erudito/popular;material/imaterial.

Sem comentários:

Enviar um comentário