segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Pre-Apocalypse Now – Diálogo com Maria João Cantinho sobre política, estética e filosofia I Sousa Dias



Pre-Apocalypse Now – Diálogo com Maria João Cantinho sobre política, estética e filosofia
Sousa Dias

ISBN: 978-989-8834-42-3

Edição: Novembro de 2016
Preço: 10,38 euros | PVP: 11 euros
Formato: 14,5 x 20,5 cm [brochado]
Número de páginas: 88


Vivemos numa época de amálgamas espúrias, que confunde pensamento e comunicação, crítica e marketing, teoria e opinião de «especialista», pensador e intelectual mediático ou jornalista cultural. Época de sobre-informação mas, paradoxalmente, época antipensamento, de extravio generalizado do sentido do pensamento, de refluxo do pensamento sob todas as suas formas. E, não por acaso ou por coincidência, época de uma extrema desumanização do humano, da dessubstancialização da subjectividade humana, como diz Žižek, do mais dócil e cobarde corpo social, como diz Agamben.
Uma catástrofe do pensamento, de que o «fim das ideologias» é uma reverberação, e com ela um desastre do humano, desastre absoluto no qual estaremos talvez só a entrar, um pré-apocalipse espiritual para o qual não se vislumbra saída. Escreve noutro texto Agamben que, enquanto o animal pode a sua potência, variável de espécie para espécie mas definida de uma vez por todas pela sua natureza ou «vocação biológica», o homem, desprovido de natureza, é aquele ser que pode a sua própria impotência. «A grandeza do seu poder mede-se pelo abismo da sua impotência». A saída da presente situação do humano, a existir, passará necessariamente pelo pensamento, quer dizer, pelo poder ilimitado, desmedido, dessa impotência do homem.

Sousa Dias nasceu no Porto em 1956. Professor. Publicou, entre outros livros, Lógica do acontecimento — introdução à filosofia de Deleuze, O Que é Poesia?, Grandeza de Marx — por uma política do impossível, Žižek, Marx & Beckett — e a democracia por vir e O Riso de Mozart — música pintura cinema literatura.

Sem comentários:

Enviar um comentário