terça-feira, 2 de maio de 2017

Nova Safo – Tragédia estranha I Visconde de Vila-Moura


Nova Safo – Tragédia estranha


Apresentação de Aníbal Fernandes


ISBN: 978-989-8833-17-4

Edição: Março de 2017

Preço: 14,15 euros | PVP: 15 euros
Formato: 14,5x20,5 cm [brochado, com badanas]
Número de páginas: 216






Homossexualidades feminina e masculina, 
necrofilia, nanofilia
o aristocrático escândalo de 1912.





Decadentista convicto, [o Visconde de Vila-Moura] surpreendia-se quando lhe chamavam romântico: Eu fui, algures, apodado de romântico, eu que ousei um dos mais estranhos e difíceis capítulos da vida humana; a loucura sensual na Nova Safo. […]
Maria Peregrina, a Nova Safo do romance, tenta argumentar e defender a sua razão sensual de existir, a sexualidade «extravagante» que é conflito dolorosíssimo entre o instinto próprio e a mesquinhez alheia, esse conflito que não resulta da acuidade da inteligência, mas de um mistério emocional; fá-lo sobretudo na longa «Elegia da Morte» que conclui o livro.
Maria Peregrina permite-se conceder a si própria o direito a toda a perversão, se perversão é amar a parte bela da matéria. E não se trata de uma atitude onde não caiba Deus: Creio no Deus de todos os cultos, embora aborreça a liturgia que o oculta.
A minha bondade aceita em pé de igualdade, lê-se na «Elegia», o amor idealista de Santa Teresa de Jesus – a mística, os impulsos bestiais de Calígula e as ordens alucinadas de Nero, determinando-se em sensualidade ou incendiando Roma para mergulhar a alma sublimemente perversa nas labaredas de uma civilização a arder. Uma experiência de vida moldada por todas as liberdades sensuais foi o que lhe acurou os vícios; sugeriu-lhe a defesa íntegra dos seus actos e criou, paralelamente a um niilismo de sentido, uma Filosofia que prende a uma Liberdade amoral que vai além da outra – a que peja os Códigos, as Bíblias. Maria Peregrina não cabe dentro do mundo, e decide: vou ser o Éter que me sobe à nova Vida.
Flaubert afirmou que era a Madame Bovary; o visconde de Vila-Moura poderia ter afirmado: eu sou Maria Peregrina. 
[Aníbal Fernandes]


Bento de Oliveira Cardoso e Castro Guedes de Carvalho Lobo [Baião, Grilo, 1877-Porto, 1935] foi o primeiro e único Visconde de Vila-Moura. Formado em Direito, foi político, intelectual e escritor decadentista, que exerceu, entre outras funções, o cargo de deputado às Cortes da Monarquia Constitucional Portuguesa. Correspondente de Fernando Pessoa, foi cronista da revista A Águia e autor de uma vasta e fecunda obra como romancista, novelista, contista, cronista e crítico literário.

Sem comentários:

Enviar um comentário