terça-feira, 9 de abril de 2019

Ser Sombra [desenho] I António Bolota


Ser Sombra [desenho]
António Bolota

Organização de Nuno Faria

ISBN 978-989-8902-68-9 | EAN 9789898902689

Edição: Março de 2019
Preço: 28,30 euros | PVP: 30 euros
Formato: 20 x 29 cm (brochado)
Número de páginas: 320 (a cores)

Com a Fundação Carmona e Costa

Edição bilingue: português-inglês



As peças que António Bolota projectou e produziu […] nascem do plano e conquistam o espaço, desdobrando-se em materialidade, sombra e cor.



Este livro foi publicado por ocasião da exposição «Ser Sombra [desenho]», de António Bolota, com curadoria de NunoFaria e realizada na Fundação Carmona e Costa de 30 de Março a 18 de Maio de 2019.

As peças que António Bolota (Benguela, 1962) projectou e produziu para esta exposição estão a meio caminho entre bidimensão e tridimensão, mas a questão que as agrupa não é de escala ou de volumetria; é, antes, a forma como nascem do plano e conquistam o espaço, desdobrando-se em materialidade, sombra e cor.
Partindo da folha como mínimo denominador comum, o espaço potencial e experimental do desenho surge dos desdobramentos, intersecções, divagações geométricas, remissões ou citações mais ou menos voluntárias de momentos-chave da história da arte (o construtivismo russo, o neoplasticismo neerlandês, o suprematismo, os neoconcretistas brasileiros, mas também Ângelo de Sousa ou Sol LeWitt), abstracções concretas ou experimentações materiais num movimento de grande liberdade criativa que engendra a diferença a partir da repetição.
[Nuno Faria]

Sem comentários:

Publicar um comentário