terça-feira, 13 de novembro de 2012

«Introdução à Ética», de José Manuel Santos


Introdução à Ética
José Manuel Santos


ISBN: 978-989-8618-12-2
 
Colecção Ethos e Polis 2

Preço: 18,87 euros | PVP: 20 euros

Edição: Novembro 2012
 Formato: 16×22 cm (brochado, com badanas)
Número de páginas: 304

[ Em colaboração com o Instituto de Filosofia Prática ]

A ciência tenta descrever, o mais rigorosamente possível, o que é ou acontece. De certa forma desenha um mapa da realidade. Conservando a metáfora geográfica, podemos talvez dizer que a finalidade da ética, enquanto ramo da filosofia, não é o desenho de um mapa mas a fabricação de uma bússola. Tanto a antiga questão de Sócrates, «como viver?», como a mais recente de Kant sobre o significado do «dever» moral, «o que devo fazer?», não têm por resposta a positividade de factos visíveis mas a possibilidade invisível da normatividade. Estas perguntas, que estão na origem da ética, exprimem uma inquietude fundamental de todo e qualquer ser humano, que se concretiza numa necessidade de orientação nas relações com os outros, consigo mesmo, com os animais não humanos ou mesmo com a natureza no seu todo.
Nesta Introdução à Ética optou-se por combinar os dois modelos habitualmente seguidos pelos prolegómenos a este ramo da filosofia. Assim, na primeira parte, de carácter sistemático, são introduzidos os principais conceitos da ética, as suas tarefas, os seus objectivos e um panorama dos diferentes tipos de teoria ética. Na segunda parte, de carácter histórico, são apresentadas as éticas de referência de Aristóteles e Kant, a filosofia prática de Epicuro e algumas teorias éticas contemporâneas (Apel, Habermas, MacIntyre, Nussbaum).

José Manuel Santos, nascido em Lisboa, estudou filosofia em Paris e Colónia, tendo-se doutorado na Universidade de Paris I. Ensinou filosofia na Universidade de Wuppertal (Alemanha). É actualmente Coordenador do Instituto de Filosofia Prática e Professor Associado na Universidade da Beira Interior, onde dirige o Doutoramento em Filosofia. As suas áreas de investigação e publicação são a filosofia contemporânea (em particular fenomenologia), a ética e a filosofia política.


Lançamento esta tarde, às 18:30, na nossa livraria do Chiado.

Pátio Siza — Entrada pela Rua Garrett, 10 ou pela Rua do Carmo, 29

Apresentação de Viriato Soromenho Marques
.

Sem comentários:

Enviar um comentário