quarta-feira, 29 de maio de 2013

Rosa Maria Martelo vence Grande Prémio de Ensaio "Eduardo Prado Coelho" APE / V. N. Famalicão - 2012

clicar na imagem

A Associação Portuguesa de Escritores anuncia que foi atribuído a Rosa Maria Martelo, pelo seu livro O Cinema da Poesia, o Grande Prémio de Ensaio "Eduardo Prado Coelho" APE / Vila Nova de Famalicão - 2012.

O júri, que deliberou por unanimidade, foi constituído por Clara Rocha, José Cândido Martins e José Carlos Seabra Pereira. 

Parabéns, Rosa Maria Martelo!


Rosa Maria Martelo nasceu no Porto, em 1957. É professora associada com agregação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa. Doutorada em Literatura Portuguesa, tem estudado a poesia moderna e contemporânea e as relações inter-artísticas (poesia/cinema). Algumas publicações: Carlos de Oliveira e a Referência em Poesia (Campo das Letras, 1998), Em Parte Incerta. Estudos de Poesia Portuguesa Contemporânea (Campo das Letras, 2004), Vidro do Mesmo Vidro – Tensões e deslocamentos na poesia portuguesa depois de 1961 (Campo das Letras, 2007), A Porta de Duchamp (Averno, 2009), A Forma Informe – Leituras de Poesia (Assírio & Alvim, 2010, Prémio Jacinto do Prado Coelho), O Cinema da Poesia (Documenta, 2012). Organizou, com Joana Matos Frias e Luís Miguel Queirós, a antologia Poemas com Cinema (Assírio & Alvim, 2010). Tem colaboração dispersa em várias publicações colectivas nacionais e estrangeiras, e em diversas revistas (Colóquio/Letras, Relâmpago, Telhados de Vidro, Diacrítica, Cadernos de Literatura Comparada, Abril, Tropelías, entre outras).

Sem comentários:

Publicar um comentário