quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Os Inquéritos [à fotografia e ao território] – Paisagem e povoamento I Vários autores



Os Inquéritos [à fotografia e ao território] – Paisagem e povoamento
Vários autores

Edição de Nuno Faria

ISBN: 978-989-8618-96-2

Preço: 23,58 euros | PVP: 25 euros
Formato: 16 × 24 cm
Número de páginas: 424 a preto e branco e a cores
Edição bilingue: português-inglês

[ Co-edição: A Oficina, CIPRL ]


Catálogo publicado por ocasião da exposição «Os Inquéritos [à fotografia e ao território] – Paisagem e povoamento» [17 de Outubro de 2015-14 de Fevereiro de 2016, na Plataforma das Artes e da Criatividade / CIAJG, Guimarães], produzida pelo Centro Internacional das Artes José de Guimarães.

A fotografia tem um duplo eixo operativo que se desloca entre o documento e o discurso. O território tem sido um lugar de indagação e de reflexão, de constituição individual e coletiva. Transversal a várias disciplinas, à fotografia tem cabido um papel central nessa tarefa de mapeamento.

Tendo como ponto de partida a expedição à Serra da Estrela, realizada sob a égide da Sociedade de Geografia de Lisboa, em 1881, que contou com a colaboração da Sociedade Martins Sarmento, a exposição reúne um conjunto de inquéritos ao território em que a fotografia (e em alguns casos o filme) assume particular relevância.

Pondo lado a lado um amplo conjunto de imagens, documentos e publicações, alguns deles não antes vistos em contexto museológico, oferece-nos uma miríade de retratos do território português, tão diversos quanto fascinantes, que nos induzem a uma reflexão sobre nós mesmos e o lugar em que nos foi dado viver. [Nuno Faria]

Textos de Nuno Faria, Catarina Rosendo, Joaquim Moreno, João Leal, Carolina Rito.

Sem comentários:

Enviar um comentário