quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Álvaro Lapa – Alguns desenhos e pinturas


Álvaro Lapa – Alguns desenhos e pinturas
Álvaro Lapa

Edição limitada de 300 exemplares

ISBN: 978-989-8618-99-3

Edição: Dezembro 2016
Preço: 9,43 euros | PVP: 10 euros
Formato: 16,2 × 29 cm (brochado, com badanas)
Número de páginas: 12

[ Em colaboração com a Fundação EDP ]


Este livro foi publicado por ocasião da exposição Álvaro Lapa – Alguns Desenhos e Pinturas, no Cinzeiro 8, Museu da Electricidade, de 18 de Dezembro de 2015 a 21 de Abril de 2016.

«todas as palavras para algumas imagens de álvaro lapa:
o que se pode saber do seu trabalho é pouco o que se pode ver é quase nada o que se pode dizer é menos que nada. nos nossos olhos pôs duas pedras outra na boca duas mais em cada mão e uma pedra sobre o seu trabalho como se com essa pedra escondesse o sexo (mas foi apenas para pesar sobre os papéis porque o vento transporta o homem transparente o homem negro animal levantado folha de lótus na praia pedra tumular pedra da bastilha livro dos sonhos) como se essa pedra lhe pesasse sobre o coração […]» 
[João Pinharanda]

Álvaro Lapa nasceu em Évora no dia 31 de Julho de 1939. O primeiro contacto com a pintura efectua-se através de aulas de desenho com António Charrua. Em 1956, fixa-se em Lisboa onde começa por se matricular na Faculdade de Direito e, mais tarde, na Faculdade de Letras, em Filosofia, licenciatura que conclui em 1975. Em Junho de 1961 efectua a sua primeira viagem ao estrangeiro, a Paris, onde estabelece contacto com pintores próximos do surrealismo e com a arte norte-americana. No seu percurso, a pintura e a escrita mantiveram caminhos paralelos, que se cruzaram frequentemente. A teoria da arte faz parte da sua obra literária, assim como a poesia e pequenas histórias de natureza surrealista. O reconhecimento da sua obra reflectiu-se em exposições retrospectivas como as da Fundação de Serralves e da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi distinguido com o Grande Prémio Fundação EDP Arte em 2004. Faleceu no Porto no dia 11 de Fevereiro de 2006.

Sem comentários:

Enviar um comentário