terça-feira, 25 de setembro de 2018

Fantasmagoriana I Adriana Molder (ed.)


Fantasmagoriana — Aparições, Espectros, Assombrações…
Pinturas e edição de Adriana Molder

Tradução, notas e posfácio de Nuno Fonseca

ISBN 978-989-8902-31-3 EAN 9789898902313

Edição: Setembro de 2018

Preço: 15,09 euros | PVP: 16 euros
Formato: 14,5 x 20,5 cm (brochado)
Número de páginas: 216 (16 páginas a cores)

[Com a Galeria Ala da Frente — Câmara Municipal de Famalicão]




São sete retratos que anseio [...] possam exercer uma atracção infinita: que os seus olhos tenham vida e movimento, façam sentir arrepios involuntários e terrores secretos, mas […] não gostaria que aterrorizassem de morte os leitores.


Este livro foi publicado por ocasião da exposição «Adriana Molder — Fantasmagoriana», com curadoria de António Gonçalves, realizada na Galeria Ala da Frente, em Vila Nova de Famalicão, de 22 de Setembro de 2018 a 19 de Janeiro de 2019.


Foi no Inverno de 2007 que li pela primeira vez esta colectânea de contos populares alemães. Alguns deles inspiraram, num espaço também ele habitado por espectros e fantasmas, os primeiros desenhos e, mais tarde, as pinturas que agora aqui se reproduzem. Esta compilação de contos selecionados e traduzidos anonimamente por Jean Baptiste Benoît Eyriès, e por ele chamada Fantasmagoriana, foi também lida por Mary Shelley na Villa Diodati, no Verão de 1816, inspirando-a a escrever Frankenstein. São esses contos que se apresentam agora finalmente traduzidos em português.
[...] 
Longe vai o tempo em que convivíamos com retratos e estes ou nos estarreciam ou nos protegiam, mas nunca nos deixavam indiferentes. Estes sete retratos são também sete momentos inspirados nos contos que se seguem, aos quais procurei dar aquilo que mais procuro, a intensidade, onde o leitor pode conseguir reconhecer-se em rostos que, tal como os fantasmas, não são mais do que vestígios de emoções passadas.
[Adriana Molder]

Sem comentários:

Publicar um comentário