quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Uma Breve História da Curadoria I Sara & André


Uma Breve História da Curadoria
Sara & André

Textos de Carlos Vidal, Celso Martins, Flávia Violante,
Sara & André e Zaratan

ISBN 978-989-8902-56-6 | EAN 9789898902566

Edição: Janeiro de 2019
Preço: 18,87 euros | PVP: 20 euros
Formato: 15 x 21 cm (brochado)
Número de páginas: 440



«Sara & André surgiram rapidamente com um plano: 
“queremos fazer três exposições com curadores em vez de artistas”».
[Zaratan]



Este livro surge na sequência do ciclo de exposições Curated Curators, que desenvolvemos em três momentos ao longo de 2017, no espaço Zaratan em Lisboa. No seguimento da exposição que aí havíamos realizado em 2015, intitulada Pequeno Museu da Rua de São Bento e Arredores – na qual escolhemos apresentar um «museu de bairro», com objectos emprestados por lojas e moradores das redondezas – os fundadores e responsáveis pelo espaço, Gemma Noris e José Chaves, convidaram-nos a iniciar um ciclo de curadorias realizadas por artistas, que continuaria depois pelas mãos de António Caramelo e Tiago Alexandre, entre outros.
Surpreendidos com este desafio, por não termos qualquer ambição particular em fazer curadoria, reflectimos sobre o que poderia representar o facto de serem artistas a comissariar exposições, ao mesmo tempo que nos tentávamos propor um projecto desafiante, tanto do ponto de vista pessoal, como do artístico e profissional. Posta a reflexão, escolhido o formato, discutidas as nuances, lançámo-nos a três exposições colectivas, convidando, em vez de artistas, curadores.
Separados pelas suas formações – servindo as suas licenciaturas (ou primeiras licenciaturas) como critério diferenciador – chegámos a três grupos com números sensivelmente iguais: arte e design; «diversos» (economia, filosofia, comunicação social, cultural e empresarial, arquitectura, direito, sociologia, línguas e literatura, gestão do património); historiadores e historiadores de arte. A cada um dos três conjuntos, propusemos um desafio diferente, resumida e respectivamente: mostra-nos um objecto artístico da tua autoria; fala-nos de uma obra de um artista que tenhas potenciado; conta-nos como decidiste enveredar por uma carreira próxima das artes. 
[Sara & André]



Sara & André (Lisboa, 1980 e 1979) estudaram, respectivamente, Realização Plástica do Espectáculo na Escola Superior de Teatro e Cinema (Lisboa, 1999-2005) e Artes Plásticas na Escola Superior de Artes e Design (Caldas da Rainha, 1999-2005). Expõem com regularidade desde 2006.

Sem comentários:

Enviar um comentário