terça-feira, 15 de outubro de 2019

Pela Bruma Dentro I Pedro A.H. Paixão, Cristina Robalo


Pela Bruma Dentro — 
Conversa com Cristina Robalo em torno do desenho
Pedro A.H. Paixão, Cristina Robalo

ISBN 978-989-8902-98-6 | EAN 9789898902986

Edição: Outubro de 2019
Preço: 11,32 euros | PVP: 12 euros
Formato: 14,5 x 20,5 cm (brochado)
Número de páginas: 80


Para terminar, gostaria de saber se tens uma ideia do que seria a tua vida sem o desenho?
Seria certamente uma existência sem assombro, como a de uma criança a quem tudo se dá e de tudo se protege, mas em quem a fantasia, que de tudo livra e com a qual ela tudo pode e tudo produz, não daria sinais de vida.

Durante uma década, Pedro A.H. Paixão criou um amplo corpo de desenho em que usou apenas a cor escarlate. Esse trabalho foi a base deste livro, que percorre algumas das etapas desse período e toca, retrospectivamente, em matérias complementares do seu percurso, tal como as tarefas do estudante, estudioso, docente, videógrafo e editor. Desenvolvida entre Junho de 2015 e Outubro de 2016, esta entrevista em forma de conversa, conduzida por Cristina Robalo, gira em torno do «desenho» e de questões que atravessam não apenas as inquietações e interesses do artista, mas aspectos fundamentais da sua teoria e prática.

Pedro A.H. Paixão (1971) é artista plástico, investigador e editor. Nasceu em Lobito, Angola, e tem vivido entre Lisboa, Chicago, Veneza, Porto e Milão. Tem um mestrado em Belas-Artes e um doutoramento em Filosofia. É membro do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto. O seu trabalho artístico é representado pela Galeria 111, em Lisboa. Fundou e dirige o projecto editorial «disciplina sem nome» para a editora Documenta, com o apoio da Fundação Carmona e Costa. Vive em Milão.

Cristina Robalo (1969) concluiu a tese no âmbito do doutoramento em Arte Contemporânea pelo Colégio das Artes na Universidade de Coimbra. É mestre em Estética pela Universidade Nova de Lisboa. A sua investigação contempla a relação entre fazer e pensar, em directo diálogo com o desenho. Formada em Artes Plásticas e Desenho pelo Ar.Co, expõe desde 2002.

Sem comentários:

Enviar um comentário