Contos Bravios
Emilia Pardo Bazán
Tradução e apresentação de Aníbal Fernandes
ISBN 978-989-8833-52-5 | EAN 9789898833525
Edição: Outubro de 2020
Preço: 14,15 euros | PVP: 15 euros
Formato: 14,5 × 20,5 cm (brochado, com badanas)
Número de páginas: 160
Uma insolente presença feminina
nas letras espanholas do século XIX.
Uma herdeira das lições do contista
Guy de Maupassant.
A condessa de Pardo Bazán foi uma incansável contista, lembrada muitas vezes como o Guy de Maupassant espanhol
— de quem colheu, por certo, uma proveitosa lição oficinal. Não pelo estilo, que é exemplo forte de uma vocação castiça, mas pela «velocidade» e pela arte de saber transformar singelas anedotas da vida realem factos literários. O número dos
seus contos ainda hoje não é dado como certo, e a sua biógrafa Eva Acosta chega a supor que, reunidos os ainda dispersos
por jornais sul-americanos, poderão chegar a seiscentos.
[…]
Hoje deixou de ser controversa. É considerada uma importante e singular figura das letras espanholas, a dominar a sua corrente realista e no fim da vida a temperá-la com diferenças
sopradas pelo modernismo. E se a Corunha lhe fez um monumento vistoso no jardim de Méndez Núñez, em Madrid podemos vê-la ali no centro, na Rua Princesa (aquele prolongamento
mais estreito da Gran Vía, a partir da Praça de Espanha), sentada muito branca numa cadeira erguida até ao alto de um pedestal, como a imaginou Rafael Vela del Castillo para a deixar
solidamente celebrada no pequeno jardim chamado… claro
está… Das Feministas.
Emilia Pardo Bazán, la fea, la gorda, que publicou dois livros
— La Cocina Española Antigua e La Cocina Española Moderna
— sobre aquilo que a tradição gastronómica do seu país mais valorizava — gostava de comer. Fez-se uma obesa de bom garfo,
diabética, e o excesso de glicose no sangue causou-lhe úlceras
oculares que complicavam com difíceis contratempos os seus
momentos de escrita e de leitura. No dia 12 de Maio de 1921
morreu. Nessa manhã tinha começado a escrever mais uma novela: La Esfinge.
[Aníbal Fernandes]
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