segunda-feira, 9 de março de 2015

Parque – Os cones e outros lugares I Ricardo Jacinto



Parque – Os cones e outros lugares
Ricardo Jacinto

Textos de Nuno Faria, Ricardo Jacinto, Hugo Brito

Edição bilingue – português/inglês

ISBN: 978-989-99307-6-6

Edição: Janeiro de 2015

Preço: 14,15 euros | PVP: 15 euros
Formato: 16 x 24 cm
Número de páginas: 264 a preto e branco e a cores

[ Co-edição: A Oficina, CIPRL ]


A presente exposição revisita Parque, o mais amplo e complexo projecto de Ricardo Jacinto realizado até à data, e investe o território inexplorado que ficou desenhado quando o extenso colectivo de artistas e músicos que se reuniu em torno do autor se desmembrou. […]

Constituindo-se seguramente como uma das mais fascinantes obras produzidas no contexto da arte contemporânea portuguesa na última década, Parque define-se como um espaço de criação colectiva e comunitária e desenvolveu-se praticamente sem interrupções entre 2001 e 2007, articulando um conjunto de três peças performativas principais com um conjunto de apresentações mais informais que documentavam as fontes, os materiais e os conceitos que consubstanciaram o projecto. Ricardo Jacinto cruza no seu trabalho escultura, arquitectura e música para criar peças em que o espectador é convocado para experiências perceptivas intensas e, por vezes, inusitadas.

Editado por ocasião da exposição Parque – Os cones e outros lugares, de Ricardo Jacinto [25 de Outubro 2014 – 11 de Janeiro 2015, na Plataforma das Artes e da Criatividade / CIAJG, Guimarães], produzida pelo Centro Internacional das Artes José de Guimarães.

Ricardo Jacinto (Lisboa, 1975) vive e trabalha em Lisboa e Belfast. Artista sonoro e músico, concentra-se principalmente na relação entre som e espaço. Desde 1998 tem apresentado o seu trabalho em exposições, concertos e performances individuais e em grupo, em Portugal e no estrangeiro, e tem colaborado extensivamente com outros músicos, arquitectos e artistas. Apresentou o seu trabalho em diversas exposições individuais e colectivas como: Projet Room CCB – Lisboa, Circulo de Belas-Artes – Madrid, MUDAM – Luxemburgo, Centro Cultural Gulbenkian – Paris, Manifesta 08 – Bienal Europeia de Arte Contemporânea em Itália, Loraine Frac-Metz, OK CENTRE – Linz – Áustria, CHIADO 8 – Culturgest – Lisboa, Casa da Música – Porto e Bienal de Arquitectura de Veneza de 2006. Como músico-performer actuou em diversos locais como: Fundação de Serralves – Porto, Palais Tokyo – Paris, SARC – Belfast, Festival VERBO – São Paulo, Festival Temps d’ Images – Lisboa, Festival Rescaldo – Lisboa, Festival BigBang – CCB – Lisboa, Culturgest – Porto e Lisboa, ZDB – Lisboa, Dança Base – Edimburgo, Kabinett 0047 – Oslo, Fundação Calouste Gulbenkian – Paris e SARC – Belfast.

Sem comentários:

Enviar um comentário