sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Escritos de Artista em Portugal – História de um esquecimento I Catarina Rosendo


Escritos de Artista em Portugal – História de um esquecimento

ISBN: 978-989-8834-41-6

Edição: Dezembro de 2016
Preço: 16,04 euros | PVP: 17 euros
Formato: 16 x 22 cm [brochado]
Número de páginas: 240


É possível repensar a história da arte portuguesa do século XX através do recurso a fontes documentais até aqui negligenciadas pela historiografia? Este livro procura demonstrar isso mesmo, pois entende, de forma pioneira em Portugal, os escritos de artista como elementos de formação do pensamento teórico sobre as artes visuais no século XX. Na base deste estudo, está um levantamento inédito dos artistas portugueses que se dedicaram a escrever sobre as suas motivações e interrogações acerca da arte e do papel desta nos modos de expressão subjectivos e nos contextos sociais de que faz parte, e uma análise historiografia novecentista e os motivos do «esquecimento» dos escritos de artista na escrita da história da arte moderna portuguesa.
Os protagonistas deste livro são Diogo de Macedo, António Dacosta, José de Almada Negreiros, Júlio Pomar e Nikias Skapinakis, artistas sobre cuja produção escrita se reflecte; e Aarão de Lacerda, João Barreira, Reynaldo dos Santos e, sobretudo, José-Augusto França, autores cujas construções historiográficas se estudam à luz das novas fontes documentais trazidas para o debate acerca da construção da modernidade artística portuguesa. Modernismo, academismo, artes decorativas, surrealismo, abstracção, realismo, figuração, o estatuto do artista e a função do Estado na promoção das artes são alguns dos temas através dos quais se aprofundam algumas das questões discutidas num longo período que se estende da década de 1920 à década de 1970 e que tem o seu ponto nodal nos anos do pós-guerra.

Catarina Rosendo nasceu em Lisboa, 1972. Historiadora da arte. Trabalha no âmbito da arte contemporânea, através de projectos curatoriais, edições, inventariação e organização de espólios artísticos, seminários, cinema documental, membro de júris, entre outros. Investigadora, desde 2006, do Instituto de História da Arte (FCSH-UNL). Desenvolve, desde 2014, investigação curatorial para a Colecção do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves.
Integrou, entre 1995-2006, o Serviço de Exposições da Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea (Almada). Co-autora do filme documentário sobre o escultor Alberto Carneiro, Dificilmente o que habita perto da origem abandona o lugar (2008). Autora de livros e catálogos de exposição e de ensaios para catálogos de exposição, actas de congressos e imprensa. Prémio José de Figueiredo [ex aequo], Academia Nacional de Belas-Artes, 2008, com o livro Alberto Carneiro, os primeiros anos, 1963-1975 (2007).

Sem comentários:

Enviar um comentário