sexta-feira, 31 de maio de 2019

Feira do Livro de Lisboa I 31 de Maio de 2019

Livro do Dia  28 / 16,80

«É certo que os cinco livros da Autobiografia [A Causa (1975), A Cave (1976), A Respiração (1978), O Frio (1981) e Uma Criança (1982)] servem a Bernhard para dar a conhecer o que foi a sua infância e a sua juventude, mas sempre na medida em que esses períodos da sua vida e os acontecimentos por ele narrados foram relevantes para a sua obra literária. O escritor enfatiza os momentos que o marcaram para o resto da existência, faz notar os seus problemas, os seus erros, as fraquezas e os aspectos contraditórios do seu carácter, mas também as suas grandes decisões, a sua independência, a sua força de vontade, a sua natureza insubmissa e inconformada, mesmo na luta pela própria vida.»
[José A. Palma Caetano]


«Aqui está um escritor a assinar pelo seu próprio punho as memórias do seu passado. Abstenham-se os que iriam ao engano. Nada da gordura habitual do género biográfico. Nestas mais de 500 páginas, apenas osso, osso duro de roer.»
[Ana Cristina Leonardo]


«O estilo não é erudito, mas acessível e feroz, apostado em dizer tudo, numa tentativa de verdade sem comiseração. Estilisticamente, predomina o parágrafo único, com uma retórica bem calibrada de itálicos e repetições. A prosa é elegante e selvagem».
[Pedro Mexia]


«Ficção e biografia sempre andaram juntas nas narrativas de Thomas Bernhard, como se ambas participassem da grande encenação da sua escrita enquanto arte. Em Autobiografia, o austríaco usa o biográfico como material reinventado para compreender o mundo. Uma mistura explosiva de ressentimento e exclusão, de abandono e de privação, alimenta estas 
geniais narrativas das origens.»
[José Riço Direitinho]


Promoção  50 / 30

Un autre livre rouge foi publicado por ocasião da exposição «Todos os livros», de Lourdes Castro, realizada pela Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, na Galeria de exposições temporárias do Museu Calouste Gulbenkian, com curadoria de Paulo Pires do Vale, de 9 de Julho a 26 de Outubro de 2015.




Pavilhão D16
Parque Eduardo VII, 29 de Maio a 16 de Junho de 2019
Durante o período da Feira do Livro,
faremos os mesmos descontos (livros Sistema Solar e Documenta) na
Livraria Sistema Solar I Passos Manuel
Rua Passos Manuel, 67 B, 1150-258 Lisboa,
segunda-sexta: 10h-13h; 14h-19h 
telefone 210 117 010; e-mail: livraria.pm(arroba)sistemasolar.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário