(Novos) Media (Novas) Feminilidades
– Blogosfera Feminina Portuguesa
Susana Wichels
ISBN 978-989-568-021-4 | EAN 9789895680214
Edição: Dezembro de 2022
Preço: 16,98 euros | PVP: 18 euros
Formato: 16 × 22 cm (brochado)
Número de páginas: 272
Com a SOPCOM
Duffy: «As carreiras nas redes sociais prometem autonomia criativa, horário flexível e a ideia glamorosa de fama e fortuna. […] Hoje, as aspirantes criativas acreditam estar apenas a um post de distância do seu #dreamjob.»
[…] as «novas» feminilidades dos «novos» media têm, afinal, muito de «velho»: maioritariamente, o empoderamento das mulheres resume-se ao poder e ao fascínio de consumir e o «contrato sexual» digital que potencialmente abria novas formas de empregabilidade e de emancipação económica das mulheres só tem êxito dentro dos moldes muito específicos que encontramos. Na verdade, os «novos» media têm, também eles, muito de «velho»: maioritariamente, para se conseguir penetração e visibilidade nestes meios, são precisas estratégias de conquista das audiências. Em todo o caso, também será preciso dizer que encontrámos algumas ambivalências que fomos anotando e que não nos roubam a confiança de que a mudança é possível. A blogosfera feminina portuguesa contemporânea não deixa de se caracterizar, na verdade, por um carácter duplo e contraditório. Se, por um lado, os discursos e as imagéticas que encontrámos continuam, maioritariamente, a reforçar «velhas» representações e as temáticas se apresentem claramente influenciadas por lógicas de consumo, elas partem, muitas vezes, de ideias de emancipação e coexistem com outros espaços de afirmação das mulheres.
[…]
É urgente que os discursos na blogosfera feminina comecem a ser escritos numa perspectiva de género e que tomem em consideração os efeitos que as (sobre)representações trivializadas das mulheres têm na sociedade no momento presente e no futuro. Espero que a análise apresentada neste livro sirva para consciencializar algumas bloggers do poder potencialmente prejudicial dos discursos que trivializam as mulheres ou dos que veiculam interesses neoliberais falsamente disfarçados de empoderamento e de novo individualismo. E, por outro lado, para consciencializar as/os leitoras/es da necessidade de renegociar os discursos que circulam «livremente» na blogosfera.
[Susana Wichels]
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