quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

História da Vida Privada I Pedro Valdez Cardoso



História da Vida Privada
Pedro Valdez Cardoso

Texto de João Miguel Fernandes Jorge

ISBN: 978-989-8902-00-9

Edição: Dezembro de 2017
Preço: 24,53 euros | PVP: 26 euros
Formato: 20,5 x 28 cm (brochado, com badanas)
Número de páginas: 168 (a cores)


Edição bilingue: português-inglês



A linguagem destes inumeráveis géneros de coisas assemelha-se ao lixo que as marés
lançam à praia ou aos ramos secos das podas que ao longo de um Verão se acumularam
e aguardam os dias chuvosos do Outono para que possam arder numa queimada.



Este livro foi publicado por ocasião da exposição «Pedro Valdez Cardoso: História da Vida Privada» que teve lugar na Galeria 111, Lisboa, entre 11 de Novembro e 30 de Dezembro de 2017.



Plásticos, sob a forma de alguidares, ossos, vegetais… Madeira, sisal, cartão, linhas, cartolina, tecido, silicone, papel fotográfico, mapas, borracha, papel-manteiga, esferográfica, cordão, fita adesiva, papel químico, cimento, couro, latas de alumínio, cerâmica, cabelo artificial, porção de rocha, vidro, pano turco, esferovite, tela, napa, marcadores…

Materiais por onde se desenvolve e amplifica a criatividade na obra de Pedro Valdez Cardoso. E estarei longe de os ter esgotado. Eles são o instrumento por onde a sua arte percorre, interiorizando, em cada objecto que nos propõe, pensamentos sobre a conexão entre os instintos e um psiquismo que não se querem limitados nem pelo tempo nem pelo espaço e que evocam um aparentemente perdido mundo real. […]
O silêncio percorre quase sempre o trabalho de Valdez Cardoso. Um silêncio de mármore. Podemos tocá-lo. Liso. Profundo. Como se fosse a passagem de uns dedos sobre o nosso rosto, discretos. São obras de grande solidão aquelas com que nos deparamos, porque um círculo longínquo protege-as. Fogem da nossa inquietação, à semelhança de aves migratórias, que vivendo na distância dos céus ao modo de todas as aves, partem para um país longínquo na busca de um novo e outro silêncio. 
[João Miguel Fernandes Jorge]



Pedro Valdez Cardoso (Lisboa, 1974), vive e trabalha em Lisboa. Expõe regularmente desde 2001, tendo participado em inúmeras exposições individuais e colectivas em Portugal e no estrangeiro. A obra que tem vindo a desenvolver, com um maior foco na escultura e na instalação, centra-se sobretudo em problemáticas relacionadas com a identidade (social, sexual e cultural), e questões pós-coloniais. Encontra-se representado em diversas colecções públicas em Portugal e no estrangeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário