terça-feira, 9 de janeiro de 2018

O Céu Recuou Dez Metros I João Jacinto


O Céu Recuou Dez Metros
João Jacinto

Texto de Nuno Faria

ISBN: 978-989-8834-97-3

Edição: Outubro 2017
Preço: 11,43 euros | PVP: 12 euros
Formato: 14,5 x 20,5 cm (brochado, a cores)
Número de páginas: 64

[ Em colaboração com a Giefarte ]

Edição bilingue: português-inglês



Nada do que João Jacinto havia feito até hoje se avizinha destas imagens. [...] Nada será como dantes.


Este livro, com desenhos de João Jacinto, foi publicado por ocasião da exposição com o mesmo título realizada na Giefarte, Lisboa, com curadoria de Nuno Faria, entre Novembro de 2017 e Janeiro de 2018.

Através destes desenhos, João Jacinto faz-nos visitar alguns dos autores malditos da história da criação europeia — vislumbramos Caravaggio, Goya, Sade, Giacometti, Klossowski, Bataille, Bernini, Bacon, Artaud, Lautréamont… Constituem um verdadeiro corpus alienum, um corpo estranho ou um corpo outro — alienígena em si mesmo, na produção do autor e no território da arte portuguesa. Em rigor, não se vislumbra de onde vêm nem para onde apontam. Parecem imagens sem tempo e sem geografia, que ora se referem a modelos vivos reconhecíveis, ora reproduzem rostos ou imagens conhecidos do passado, ora abordam temas aparentemente excêntricos mas que se percebe pertencerem ao conjunto. São, de todas as formas, imagens para a escuridão, para serem vistas por dentro e como coisas de dentro. 
[Nuno Faria]


João Jacinto nasceu em Mafra, em 1966. Trabalha em Lisboa. Em 1985 iniciou os seus estudos artísticos na ESBAL. Leccionou entre 1989 e 1992 no Ar.Co em Lisboa. É, desde 1999, professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Expõe individualmente desde 1987, tendo participado em inúmeras exposições individuais e colectivas. A sua obra encontra-se representada em várias colecções: CAM-Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Caixa Geral de Depósitos, Lisboa, Colecção António Cachola — MACE-Elvas, Fundação PLMJ, Lisboa, Museu do Chiado (Depósito Isabel Vaz Lopes), Lisboa, Museo Extremeño Iberoamericano de Arte Contemporaneo, Badajoz, Veranneman Foundation, Kruishoutem, Bélgica, Art Collectors, Genebra, Fine Arts Gallery, Bruxelas, Renate Schröder Gallery, Colónia, Gallery Catherine Clerc, Lausanne, Collection Kierbaum & Partner, Colónia, Fundação Carmona e Costa, Lisboa, entre outras.

Sem comentários:

Enviar um comentário