terça-feira, 21 de julho de 2020

Ensaio sobre a Pirataria Digital I Jorge Vieira



Ensaio sobre a Pirataria Digital
Jorge Vieira

ISBN 978-989-9006-04-1 | EAN 9789899006041

Edição: Maio de 2020
Preço: 14,15 euros | PVP: 15 euros
Formato: 16 x 22 cm (brochado, com badanas)
Número de páginas: 216

Com a SOPCOM



A pirataria como um importante meio informal de mediação e circulação de cultura.


A chamada pirataria digital constitui actualmente uma prática, na internet, desenvolvida à escala global e de forma quotidiana. Contudo, apesar desta normalização, encontra-se envolta em acesas discussões, sendo enquadrada como um comportamento desviante, ilegal e com impactos negativos nas indústrias assentes em direitos autorais.
Enraizado numa sociologia da mediação e nas ciências da comunicação, este livro propõe uma interrogação crítica às perspectivas hegemónicas sobre este fenómeno. Como alternativa, encara-se a pirataria como um importante meio informal de mediação e circulação de cultura, ao permitir o acesso não autorizado a uma gigante biblioteca de conteúdos de media e recursos digitais informacionais.

Jorge Vieira nasceu no Porto e é Professor Auxiliar no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. É doutorado em Sociologia, mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação e licenciado em Sociologia. Para além da docência desenvolve investigação no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) e no OberCom – Observatório da Comunicação enquanto investigador integrado. Media e cultura, e a forma como se interligam, são as suas principais áreas de interesse.

Sem comentários:

Enviar um comentário