Diana Niepce
Design de Horácio Frutuoso
ISBN 978-989-9006-76-8 | EAN 9789899006768
Edição: Abril de 2021
Preço: 15,09 euros | PVP: 16 euros
Formato: 17 × 24 cm (brochado)
Número de páginas: 216
Com o Teatro Praga (colecção «Série»)
Na casa da janela partida, tiro a terra das meias e das botas.
Alguém entra no andar de cima.
Faço silêncio.
À mesa recordo a conversa com todos os que morreram.
Acordo.
Cambalhota, queda para trás, gancho de pés na corda. Os pés falham as cordase as pontas dos dedos das mãos amparam
a queda. A cabeça recolhe, a cervical bate no colchão, ouço o barulho de ossos a partir. O corpo desliga. O corpo levita.
As pernas flutuam, os braços mexem e eu não sinto nada.
Estou a arder. Doem-me os ombros. Sinto as clavículas coladas ao pescoço e as articulações em curto-circuito.
Queimam-me.
Diana Niepce (1985) é bailarina, coreógrafa e escritora. Formou-se na Escola Superior de Dança (Lisboa), fez Erasmus
na Teatterikorkeakoulun (Helsínquia), uma pós-graduação em Arte e Comunicação na Universidade Nova de Lisboa, completou a formação CGPAE do Forum Dança e é também professora habilitada de hatha yoga.
É criadora da peça de circo contemporâneo Forgotten Fog (2015) e das peças de dança Raw a Nude (2019), 12 979 Dias
(2019), Dueto (2020) e Duetos (2020). Enquanto bailarina e performer colaborou com o Bal Moderne| Rosas, Felix Ruckert,
Willi Dorner, Antonio Tagliarini, Daria Deflorian, La Fura
dels Baus, May Joseph, Sofia Varino, Miira Sippola, Jérôme Bel, Ana Borralho e João Galante, Ana Rita Barata e
Pedro Sena Nunes, Mariana Tengner Barros, Rui Catalão, Rafael Alvarez, Adam Benjamin, Diana de Sousa e
Justyna Wielgus. Fez direcção artística e foi docente na
Formação de Introdução às Artes Performativas para Artistas com Deficiência na Biblioteca de Marvila — CML
(2020).
Publicou um artigo no livro AnneTeresa de Keersmaeker
em Lisboa (ed. EGEAC / INCM), o conto infantil Bayadère
(ed. CNB), o poema «2014» na revista Flanzine e o artigo
«Experimentar o corpo» no jornal de artes performativas
Coreia. Foi jurada do prémio Acesso Cultura 2018 e do
Festival InShadow 2018.
Sem comentários:
Enviar um comentário