quarta-feira, 23 de março de 2022

Coisas de Theatro e Loisas de Theatro

Coisas de Theatro e Loisas de Theatro 
Sousa Bastos, Santos Gonçalves 


Prefácio de André e. Teodósio 
Prelúdio de Paula Gomes Magalhães 
Design gráfico de Horácio Frutuoso 

ISBN 978-989-8833-88-4 | EAN 9789898833884 

Edição: Fevereiro de 2022 
Preço: 13,21 euros | PVP: 14 euros 
Formato: 17 x 24 cm (brochado) 
Número de páginas: 144 

Com o Teatro Praga (colecção «Sequência»)


Com este volume, reeditamos uma polémica. Na sua leitura, vamo-nos informando, deleitando e rindo com o próprio «meio» artístico. O dissenso nas artes não só tem servido como estratégia de posicionamento mas também como marcador para períodos e movimentos. As muitas querelas que se vivem hoje são assim uma versão 2.0 de um certo passado. A vida, como a performance e a história, é um processo. Com meios e com fins e, esperemos, também e sempre com princípios. Nem que para isso se tenha de partir a loiça. 



A reedição conjunta dos livros aqui presentes, «Coisas de Theatro» de Sousa Bastos e «Loisas de Theatro» de Santos Gonçalves, são disto um exemplo e por isso merecem toda a atenção enquanto fontes primárias para uma historiografia da sociedade portuguesa nos seus mais diferentes aspetos, dos costumes às artes performativas e ao pensamento gerado pelo eclodir de formas laborais teatrais.
Antecedida por uma contextualização rigorosa da investigadora e escritora Paula Gomes Magalhães, a quem agradecemos a autorização para publicação do capítulo «Escritos de teatro: práticas, saberes e recordações» do livro Sousa Bastos da sua autoria, encontramos na polémica dos dois autores uma proto-sinédoque do que descrevemos. E, pelo meio, vamo-nos deleitando e rindo com o próprio «meio» artístico. Editar este dois livros, além de uma missão historiográfica em torno do património performativo, é um convite a uma viagem pelo passado e pelo presente(e uma certa ideia de futuro), tempos em que tanto nos aproximamos como nos distanciamos. 
Porque a vida, como a performance e a história, é um processo. Com meios e com fins e, esperemos, também e sempre com princípios. 
[André e. Teodósio]

Sem comentários:

Enviar um comentário