terça-feira, 20 de setembro de 2022

Trabalhos da Devesa


Trabalhos da Devesa
Edgar Massul

Textos de Marcel Duchamp, Raquel Guerra e Edgar Massul
Traduções de Rui Cascais Parada
Fotografias de Inês d’Orey e Edgar Massul

ISBN 978-989-568-035-1 | EAN 9789895680351

Edição: Setembro de 2022
Preço: 13,21 euros | PVP: 14 euros
Formato: 14,5 × 20,5 cm (brochado)
Número de páginas: 96 (a cores) 

Co-edição com Cão Danado 

Edição bilingue: português-inglês

Marcel Duchamp: «Ao fim e ao cabo, o acto criativo não é desempenhado apenas pelo artista; o espectador põe a obra em contacto com o mundo exterior ao decifrar e interpretar as suas qualidades internas, acrescentando, assim, a sua contribuição ao acto criativo. Isto torna-se ainda mais óbvio quando a posteridade estabelece o seu veredicto final e, por vezes, reabilita artistas esquecidos.»


Projecto desenvolvido para o Germinal 2019 do Cão Danado no Parque da Devesa em Vila Nova de Famalicão.




Em relação a essas questões da arte pública lamento, mas não me preocupam; se o evento estivesse a ser pensado para o centro urbano a minha resposta seria similar. 
Entendo estas intervenções como site-specific art temporárias, onde os processos e as experiências estão defendidos por si, sobretudo pela natureza efémera das matérias usadas. De uma forma geral, os meus trabalhos usam quase sempre elementos da natureza, tenho muito interesse no imperfeito, impermanente e incompleto que uma floresta nos oferece, por exemplo.
Nas caminhadas que faço pelas serras encontro com regularidade soluções para determinados trabalhos, um tronco ou uma pedra, uma linha de água, etc.
[…]
Gosto deste fluxo que aparece como natureza e depois é transformado e nos reaparece como arte e é devolvido novamente à natureza…
[…]
Em alguns dos meus trabalhos, é preciso que as matérias envelheçam, ou seja, admitir quetêm uma vida própria, sobretudo se ficarem no exterior ou em contacto com diferentes temperaturas, humidades, etc. Por exemplo, eu já tive objectos que deixei, durante dois ou três anos, num rio. Depois fui buscá-los, portanto temos uma alteração do objecto inicial, uma adulteração da matéria, percebes? Há todas essas coisas que me interessam. 
[Edgar Massul]

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