Mário Cesariny: A Obra ou a Vida
Maria Silva Prado Lessa
ISBN 978-989-568-066-5 | EAN 9789895680665
Edição: Novembro de 2022
Preço: 22,64 euros | PVP: 24 euros
Formato: 16 × 22 cm (brochado, com badanas)
Número de páginas: 336 (16 a cores)
Com a Fundação Cupertino de Miranda
O poeta-Cesariny encarna uma recusa insistente do emparedamento e do amesquinhamento imposto por uma redução do cotidiano a mero espaço de troca comercial, de trabalho empregado, de consumo, de repetição maquinal e de limitação do sentido do desejo e do espanto de estarmos vivos.
Buscamos demonstrar que as múltiplas facetas da produção cesariniana se encontram no cruzamento entre arte e vida, num esburacamento da fronteira entre identidade civil e aventura criadora que se encontra incorporada na atitude pública do artista enquanto poeta. Não defendemos, portanto, que a análise dessa figura nos vá revelar um «eu» fixo, verdadeiro e secreto, ou nos mostrar o fundo íntimo do sujeito, ligado à revelação de uma dimensão biográfica que explique a obra, ainda que a mitografia sobre o artista e a criação de uma narrativa sobre uma vida «exemplar» contribuam justamente para uma tal abordagem da sua produção. Aquilo que nos parece relevante é, justamente, a indissociabilidade do projeto poético que identificamos em sua obra multioficinal e a elaboração performática (e performativa) de uma figura de poeta, concebida como gesto de liberdade, como exercício em ato de produção de singularidade.
Ao investigar os modos de produção dessa figura em diversos momentos de sua trajetória e em suportes distintos, pretendemos estabelecer um paradigma de leitura da obra de Mário Cesariny em que a figura do poeta, pensada em termos de uma performance, é convocada como peça-chave de interpretação da «obra como um todo».
[Maria Silva Prado Lessa]
Sem comentários:
Enviar um comentário