Palavras Aladas
– Maria Filomena Molder conversa
em torno do desenho com Cristina Robalo
Maria Filomena Molder, Cristina Robalo
ISBN 978-989-568-016-0 | EAN 9789895680160
Edição: Junho de 2022
Preço: 16,98 euros | PVP: 18 euros
Formato: 14,50 × 20,5 cm (brochado, com badanas)
Número de páginas: 184 (a cores)
Com o apoio da Fundação Carmona e Costa e da DGArtes
Cristina Robalo: «Conversas em torno do desenho» nasceu do desejo de compreender,
nas mais variadas traduções e desmultiplicações, o Desenho. Ao dar voz a artistas e
teóricos/pensadores — seguindo e traçando o caminho realizado por cada convidado a
participar —, este projecto tem como objectivo criar uma colecção que revele não a
representação do desenho como obra, projecto ou estudo, mas o Desenho da obra e de si.
De onde vêm as imagens?
Vêm dos nossos olhos, dos nossos ouvidos, da nossa boca, das nossas mãos, do nosso nariz, dos sentidos em acção, não
os sentidos descritos anatomicamente, vêm dos aromas, o tal vento de Eduardo Chillida, o espaço e o tempo: «Não é o
vento um espaço de tempo e aromas?».
Quais são as imagens do cheiro?
O cheiro é um sistema de convocatórias. Nós não temos imagens diferidas, representáveis, do cheiro. Isso é muito importante! Como é que nós transmitimos o aroma do vento? Sentindo o vento e aquilo que o vento arrasta. E o
tempo tem a ver com isso. Portanto, quando se fala do aroma do vento, para
quem quer compreender a imagem, tem de evocar e, no melhor dos casos,
voltar a sentir essa experiência. Por outro lado, o aroma vem das mãos, de todos os ofícios, da relação amorosa e da guerra, mas a caça não é um ofício!
O que é a caça?
Como diz Benjamin, a caça é uma imagem da vida (a primeira, em
rigor), com particular potência para a compreensão da relação entre vestígio
e aura. Ouça-se a maravilhosa cantata de Béla Bartók (Cantata Profana. Os
Veados Mágicos, obra para orquestra, duplo coro misto, tenor e barítono, de
1930). Em Semear na Neve (Relógio D’Água, 1999), no capítulo «Aura e vestígio», faço uma análise dessa Cantata e estabeleço um vínculo com os conceitos benjaminianos. É uma história sobre nove irmãos a quem o pai não
tinha ensinado nenhum ofício. Eles só sabiam caçar e um dia sofrem uma
metamorfose irreversível, transformando-se em nove veados mágicos. Mais
tarde, quando os homens começam a trabalhar a terra e a tecer ou a moldar
um vaso, a vida passa a ser vista através desses actos oficinais.
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